A Ferrari apresentou o magnífico 456 GT em Bruxelas, em Setembro de 1992, durante as celebrações dos 40 anos do importador belga Garage Francorchamps, um nome histórico no léxico da marca. O novo V12 2+2 veio preencher o hiato que havia no catálogo da marca desde o fim da produção do 412i em 1989. Desenhado nos estúdios Pininfarina por Pietro Camardella, o 456 GT é para muitos Ferraristi o mais belo modelo de 4 lugares da era moderna e uma materialização da singular elegância italiana sobre rodas.
A estreia para o público em geral deu-se no Salão de Paris de 1992 e rapidamente as linhas Pininfarina e o V12 Tipo 116B começaram a inflamar paixões, fazendo do 456 e das suas linhas avant-garde o modelo que faria a ligação entre a era Enzo Ferrari, falecido em 1988, e a implementação das ideias de Luca di Montezemolo, ao leme do Cavallino desde 1991. O mais rápido 4 lugares do mundo apaixonou a imprensa e os clientes com a performance do seu motor e várias soluções técnicas que o distinguiam da concorrência (se é que havia alguma): suspensão independente às quatro rodas com amortecedores telescópicos movidos a gás, um eixo-traseiro auto-nivelante com dois modos de condução, discos de travão ventilados e direcção assistida ajustável às condições da estrada e do tipo de condução.
O V12 a 65 graus do 456 GT foi desenvolvido totalmente de raíz e ditou o fim dos Colombo e Lampredi V12 a 60 graus. A caixa manual de seis velocidades foi outra estreia para a marca e, em conjunto com o diferencial ZF, originava o tão desejado layout transaxle. O luxuoso interior em pele Connolly era totalmente de série e o espaço para os ocupantes dos bancos traseiros suficiente para que este fosse um verdadeiro GT para toda a família.
Mais rápido numa volta à pista de Fiorano que o contemporâneo 512 TR, o 456 GT foi o início de uma linhagem que deu origem ao 612, FF e GTC4 e que terminou em 2023 no primeiro Ferrari de série de quatro portas, o Purosangue. Foram produzidas 1951 unidades, das quais 1548 com transmissão manual.
Este Ferrari 456 GT teve primeira matrícula suíça, tendo sido importado para Portugal em 2001. Depois de vários anos em que não cumpriu o plano de manutenção devido, foi alvo de uma intervenção profunda por parte da NZN, que corrigiu os erros passados e trouxe este 456 de regresso ao pleno das suas capacidades. Com um valor de reparação total que ultrapassou os 70.000€, esta unidade está agora em óptimo estado e pronta para ser desfrutada ao máximo. Abrangida pelo programa NZN Certified, inclui 18 meses de garantia e mais um ano de manutenção programada, segundo as directrizes da marca.
- Ferrari 456 GT
- Motor: V12 Tipo F116B
- Cilindrada: 5474 cc
- Potência: 442 cavalos
- Transmissão: Manual - 6 Velocidades
- 0-100km/h: 5.2 segundos
- Vel. Máxima: 309km/h
- KM: 68.600
- Cor: Rosso Corsa
- Interior: Nero
- Pele Connolly
- Pinças de travão pretas